Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Embriologia


           Embriologia é a parte da biologia que estuda a formação do zigoto e seu desenvolvimento até se transformar num organismo completo.
                Podemos dividir esse estudo nos seguintes tópicos: 

ØTipos de ovos
Ø Segmentação ou clivagem
Ø Gastrulação
Ø Neurulação
Ø Organogênese
Ø Anexos embrionários

TIPOS DE OVOS
          Os ovos são classificados em função da quantidade e distribuição de vitelo. O vitelo é o material nutritivo que será usado pelo embrião durante o seu desenvolvimento.

Oligolécito ou isolécito: possui pouco vitelo, distribuído homogeneamente no citoplasma. Ocorre em poríferos, cnidários, equinodermos, cefalocordados e mamíferos.

Heterolécito: apresenta maior quantidade de vitelo, distribuído de maneira heterogênea no citoplasma. Devido a esse fato formam-se dois polos no ovo; o polo animal, com o núcleo e pouca quantidade de vitelo, e o polo vegetativo, com muito vitelo.  Esse tipo de ovo ocorre em vermes, moluscos e anfíbios.

Centrolécito: apresenta o vitelo concentrado na porção central do ovo, ao redor do núcleo. É característico dos artrópodes.

Telolécito ou megalécito: possui grande quantidade de vitelo, que ocupa quase todo o ovo. O núcleo e o citoplasma ficam restritos a uma área pequena (polo animal), formando o disco germinativo e, a maior parte do citoplasma é ocupada pelo vitelo. Esse tipo de ovo ocorre em alguns peixes, répteis e aves.


SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM
        É o processo de divisão celular que ocorre no ovo, em que divisões mitóticas produzem células denominadas de blastômeros, até a formação da blástula. O tipo de segmentação é determinado pela quantidade e distribuição do vitelo. 
            A blástula dos mamíferos é denominada de blastocisto.

Segmentação holoblástica ou total
           Ocorre em ovos oligolécitos ou heterolécitos, podendo ser dividida em igual ou desigual.

Holoblástica igual: essa segmentação produz blastômeros iguais, isto é, do mesmo tamanho. Ocorre em ovos oligolécitos, podendo ser observada em equinodermos e mamíferos. Os blastômeros são as células resultantes das divisões iniciais do zigoto.
                Esse tipo de segmentação pode ser subdividido em radial, espiral, bilateral e rotacional. A rotacional ocorre em mamíferos.




 
                                                       
Holoblástica desigual: nesse tipo de segmentação se formam blastômeros desiguais, isto é, de tamanhos diferentes, denominados de micrômeros e macrômeros. Ocorre em todos os ovos heterolécitos e alguns oligolécitos. Pode ser observada em anfíbios e moluscos. 



Segmentação meroblástica ou parcial
           Ocorre em ovos telolécitos e centrolécitos, atingindo apenas uma parte do ovo. É dividida em discoidal e superficial.

Meroblástica discoidal: Ocorre nos ovos telolécitos, em que a segmentação só atinge o disco germinativo. É típica das aves.


 
Meroblástica superficial: é característica dos ovos centrolécitos. Nessa segmentação, o núcleo sofre várias divisões e os núcleos resultantes migram para a periferia da célula-ovo, formando uma camada multinucleada. Entre os núcleos surgem membranas divisórias, originando a blastoderme, que envolve o vitelo. Pode ser observada em insetos.



GASTRULAÇÃO
           É o processo de divisão celular que termina com a formação de uma estrutura denominada gástrula, que apresenta os folhetos germinativos, camadas celulares que darão origem às diversas estruturas do organismo.
           Normalmente estudamos o processo na embriogênese de anfioxo.

 
No início corre um achatamento do polo vegetativo da blástula, que gradualmente se invagina em direção ao polo animal. Com isso, a blastocele começa a desaparecer juntamente com o surgimento de uma nova cavidade, o arquêntero (intestino primitivo), que se comunica com o exterior através do blastóporo. Dessa maneira, a gástrula se acha constituída por duas camadas de células, a externa, denominada ectoderme, e a interna, endoderme.
Gástrula humana



NEURULAÇÃO
          É a fase de formação do tubo neural, estrutura que será responsável pela gênese do sistema nervoso. Como na gastrulação, estudamos o processo na embriogênese do anfioxo.

 
               A ectoderme do embrião situado na face dorsal, forma a placa neural, um agrupamento de células que se invaginam, formando a goteira neural e depois o tubo neural, enquanto a ectoderme se refaz. O tubo neural dará origem ao sistema nervoso central dos cordados. Juntamente com a formação do tubo neural ocorre o surgimento da mesoderme (terceiro folheto germinativo) e da notocorda, que dará origem à coluna vertebral dos cordados.
               O espaço situado na mesoderme origina o celoma, que é a cavidade geral do corpo.


              De acordo com as características embriológicas os animais podem ser classificados em: diblásticos ou triblásticos; protostômios ou deuterostômios; acelomados, celomados ou  pseudocelomados.

Diblásticos: são animais que apresentam dois folhetos germinativos (ectoderme e endoderme). Exemplos: poríferos e cnidários.


Triblásticos: são animais que apresentam os três folhetos germinativos (ectoderme, mesoderme e endoderme. Exemplos: todos os animais exceto poríferos e cnidários.


Protostômios: são animais em que o blastóporo evolui formando a boca. Exemplos: todos os animais exceto equinodermos e cordados.
Deuterostômios: são os animais em que o blastóporo evolui formando o ânus. 


Acelomados: animais que não possuem celoma. Exemplos: cnidários e platelmintes.

 
Pseudocelomados: animais em que a cavidade do corpo não é delimitada pela mesoderme. Exemplo: nematelmintes.


Celomados: animais em que a cavidade do corpo é delimitada pela mesoderme. Exemplos: todos os animais exceto cnidários, platelmintes e nematelmintes.

 
ORGANOGÊNESE
             Organogênese é o processo, através do qual, os três folhetos germinativos (ectoderme, mesoderme e endoderme) originarão todas as estruturas do corpo dos animais.





 Bibliografia
AMABIS, J. Mariano & MARTHO, G. Rodrigues. Biologia I: Biologia das Células. 3ª ed. São Paulo: Editora Moderna. 2010. 368p.
BAILEY, F. R., COPENHAVER, W. M. at all. Bailey’s Text Book of Histology.Baltimore:The Williams & Wilkins Co.1978. 612p.

JUNQUEIRA,  L. C. & CARNEIRO, J. Noções Básicas de Histologia e Embriologia. 6ªed. São Paulo:Livraria Nobel. 1975.152p.

LINHARES, S., GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje. 1ªed. São Paulo: Editora Ática. 2011.362p.

Sites 


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. OLá!
    Estava resolvendo a questao #39 desta lista de exercícios http://biofraganunes.blogspot.com.br/2011/10/exerciciosgametogenese-fecundacao.html e, segundo seu gabarito, a resposta correta seria a letra B. Mas, o numero desta alternativa que corresponde a cavidade amniótica com o líquido amniótico está apontado como sendo o de número 3. Mas eu achei estranho, pois no homem, o amnion é maior do que está mostrando na imagem. Como um amnion daquele tamanho consegue proteger um feto?
    Gostaria que você me explicasse por que seria a letra B a correta.. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Você tem razão, a resposta correta é letra d. Desculpe pelo erro, mas como leciono da manhã à noite, tenho pouco tempo para revisar as postagens, o que também não é desculpável, pois afinal, tempo se arruma! Já estou corrigindo o gabarito. Obrigado pelo alerta, é sinal que sabes a matéria!
    Abraços do Professor Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, bom dia, Professor Carlos.
    Estou necessitando de imagens para um conteúdo gratuito para alunos universitários. Solicito, por gentileza, a fonte da imagem fotográfica intitulada "Clivagem em anfíbio". Ou a informação de se há permissão de uso. Pode me ajudar?
    Agradeço muitíssimo.

    ResponderExcluir